Vidas Encurvadas

SERMÃO N° 12 – 24.03.2014 | Tema: “Vidas Encurvadas”

Textos Bíblicos: Lucas 13.10-17

Quebra Gelo: Se colocássemos um peso excessivo nas suas costas você conseguiria se manter em pé ou ficaria encurvado mediante esse peso? O que poderia ser um “peso” para você?

Introdução: O texto lido mostra a história de uma mulher que em virtude de uma enfermidade (talvez um problema de coluna) já não podia de modo algum endireitar-se (v.11). Uma enfermidade que se arrastou por longos 18 anos e que fez com que ela andasse encurvada. Passou a ser conhecida como a “mulher encurvada” até que Jesus entrou na vida e na história dela. O diagnóstico de Jesus é que ela tinha um “espírito de enfermidade” que a aprisionava por 18 anos impedindo que ela se colocasse em pé. Creio que essa história tem alguns aspectos importantes para a nossa vida, vejamos:

I – Tudo o que não provem de Deus pode nos levar a caminhar encurvados – Vemos muitas vidas caminhando “encurvadas” não por um problema de saúde, mas por que estão caminhando fora da direção de Deus. Seja na família, seja no trabalho, nos relacionamentos. A mulher do texto estava sobrecarregada pela ação do maligno que a aprisionava. (v.11) Tem muita gente olhando para o chão porque tem perdido a esperança de ver algumas situações transformadas. Já estão acostumados, como aquela mulher. É provável que ela houvesse se acostumado a andar daquele jeito.

II – O único que pode corrigir a nossa rota é o Senhor Jesus – (v. 12-13) Muitos estão carregando “fardos” que não precisariam carregar. Às vezes porque não levam estes fardos até Jesus para que Ele corrija a rota, outros porque não conhecem e nem sabem que podemos contar com Ele. A mulher do texto caminhou escrava por 18 anos; primeiro: porque não conhecia o Senhor Jesus. Segundo: não sabia que Ele poderia mudar a história dela. Você já conhece o Senhor Jesus? Você sabe o que Ele fez por você? Você tem o conhecimento que Ele pode mudar a sua história? Se você já o conhece, você tem levado a sua vida até Ele e permitido que Ele transforme tudo em você? Ele é o único que pode te abençoar.

III – Você escolhe quem deseja seguir – (v. 14-17) – Quando Jesus curou a mulher, vozes se levantaram contra o Senhor Jesus e indiretamente contra a mulher (v. 14 …então o chefe da sinagoga, disse a multidão. A mulher estava ali ouvindo estas palavras). Eram palavras que atingiriam diretamente o coração dela e poderiam fazê-la voltar, retroceder. Conosco é a mesma coisa, quando decidimos ir até Jesus, sempre surgirão palavras que podem atingir o nosso coração e nos fazer voltar. A Mulher escolheu seguir e se firmar mais ainda em Cristo (v 17). Você já tomou esta decisão? Ou ainda está ouvindo a voz da multidão? Você escolhe.

Conclusão: Lembre-se: Tudo o que não provém de Deus pode te levar a caminhar “encurvado”, no entanto Jesus vê e te chama (v. 12). Está disposto hoje a se render por completo aos pés do Senhor Jesus e deixar que Ele endireite a sua vida. Levante a sua mão, vamos orar.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares