Verdadeiros(as) Discípulos(as) (parte 3)

SERMÃO N° 04 – 25.01.2016 | Tema: “Verdadeiros(as) Discípulos(as)” (parte 3)

Quebra-gelo: O que significa pra você o desafio de aprender a pensar como filho do Pai celeste?

Textos Bíblicos: Mateus 6.31-33

Introdução: Com muita frequência ouvimos notícias de pessoas que acabaram destruindo a sua vida em função de uma doença chamada anorexia. Essa doença leva a pessoa a ter uma visão distorcida de si mesma, por mais magra que a pessoa esteja, ela se vê como gorda. No mundo espiritual o ser humano foi afetado por uma doença espiritual chamada pecado. A natureza pecaminosa gera uma visão distorcida e afeta a nossa capacidade de pensar nas coisas de Deus e de confiar na Palavra de Deus.

 

Como verdadeiro discípulo o maior desafio consiste em aprender a pensar como filho do Pai Celeste. Olhando a pequena porção bíblica descobrimos algumas coisas que precisam ser transformadas em nós, precisamos:

1)- Mudar nossa maneira de pensar, para pensar como Jesus. – Mateus 6.31-33 – Precisamos deixar de pensar como quem não conhece ao Senhor. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança completa da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele”. Paulo fala em Romanos 12.2 que devemos renovar a nossa mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, e diz que isso nos transformará. Precisamos encher nossa mente com a Palavra de Deus para mudar nossa maneira de pensar, precisamos aprender a pensar como filhos e filhas de Deus. (Mateus 26.73 …verdadeiramente também tu és um deles, pois o teu modo de falar te denuncia…). Deixe de pensar como alguém que não conhece a Deus (gentio) e aprenda a pensar como um filho de Deus.

2)- Mudar nossa maneira de agir e buscar em primeiro lugar as coisas de Deus. – Um pouco antes dos versículos que nós lemos, nesse mesmo capítulo de Mateus, Jesus diz que onde estiver o nosso tesouro aí estará também o nosso coração (Mateus 6.21), também ensina que ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6.24). Depois desses dois ensinamentos é que Jesus inicia o trecho que encerra com os versículos que lemos. O que Jesus ensina é que precisamos fazer de Deus e do Seu reino o nosso tesouro, o nosso coração precisa estar em Deus e na Sua vontade. Se o nosso coração estiver em Deus o buscaremos em primeiro lugar, não andaremos ansiosos e todas as demais coisas que Mateus 6.31-33 cita serão acrescentadas. Precisamos mudar a nossa maneira de pensar, mas também de agir.

3)- Confiar em Deus, pois Ele cuida de nós. – Os pássaros, animais, as flores do campo não tem consciência do cuidado de Deus, mesmo assim o Senhor cuida deles. Você pode não perceber o cuidado de Deus, mas, se confiar em Deus para isso, Ele cuidará de você. Como discípulos verdadeiros temos como característica que Ele cuida de nós.

 

Conclusão: Como discípulo você reconhece que precisa ser curado de consequências espirituais que afetam todas as áreas da vida e que é mais conhecida como “pecado”? Quer renovar sua mente para pensar como Jesus? Quer mudar sua maneira de agir para fazer a vontade de Deus? Quer aprender a confiar em Deus para cuidar de sua vida? Levante a mão, vamos orar.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares