Verdadeiros(as) Discípulos(as) (parte 1)

SERMÃO N° 02 – 11.01.2016 | Tema: “Verdadeiros(as) Discípulos(as)” (parte 1)

Quebra-gelo: Você se considera um discípulo de Jesus? Suas ações refletem isso? E sua “fala”?

Textos Bíblicos: João 15.8 e João 8.31.

A semana passada falamos sobre “elefantes e grilos”, um tema sugestivo e com certeza nos ajudou a pensar, principalmente nos grilos que acabam tornando-se elefantes. Gostaria que você pudesse repensar e refletir hoje sobre o verdadeiro desafio que Deus te propõe e que com certeza permitirá que você reflita a glória dEle e tenha vitória sobre todos os teus “grilos e elefantes”.

Introdução: O termo discípulo tornou-se muito comum em nosso tempo, mas nem sempre pensamos nas implicações disso em nossas vidas. Muitas pessoas se identificam como discípulos. Alguns afirmam ser discípulos de pessoas, outros afirmam serem discípulos de Jesus. Mas, o que é um verdadeiro discípulo? O termo significa ser seguidor integral de seu mestre, isso é um discípulo. Isso diferencia um aluno de um discípulo. O aluno pode até ter aprendido alguma coisa com o mestre, mas não segue e nem obedece ao mestre; já o discípulo é um seguidor que procura levar a sério tudo o que seu mestre fala. Jesus enviou pessoas para fazerem discípulos, Ele mesmo nos chama para sermos seus discípulos, não alunos. Alguns se iludem vivendo como alunos e achando que são discípulos. Qual a sua condição? Um verdadeiro discípulo de Jesus é alguém que:

 

1)- Aprende com Jesus (Mateus 11.29-30) – Nós podemos aprender em muitas fontes e todas elas contribuem para a nossa formação (casa, escola, amigos, etc), mas a fonte principal de aprendizado para um discípulo de Jesus é o próprio Jesus e suas palavras. Toda a nossa maneira de ser, agir e falar deve ser baseada nos ensinamentos de Jesus. Se algo que fazemos ou defendemos não está de acordo com os ensinamentos de Jesus, temos que mudar. Quer ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Aprenda com Ele.

2)- Obedece a Jesus (João 8.31). – Isso é inegociável para um verdadeiro discípulo. O mestre falou, está falado. Não há lugar para a desobediência, não há lugar para a rebeldia. O discípulo não obedece de vez em quando, ele obedece a Jesus sempre e persevera em ser obediente (Atos 2.42). Isso não é fácil por causa do nosso orgulho, da nossa arrogância e inclinação para a rebeldia; mas se quisermos verdadeiramente ser discípulos de Jesus, a graça de Deus nos é concedida nos capacitando a obedecer a Jesus em tudo (Daniel 1.8-9 …Daniel pediu e Deus concedeu). Quer ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Obedeça a Ele.

3)- Permanece sempre em união com Jesus (Mateus 28.20 e João 17.21-23) – Um verdadeiro discípulo é alguém que já aprendeu que precisa de mestre. Discípulos de Jesus já aprenderam que dependem dEle para tudo (João 15.5), por isso precisam sempre estar com Ele. Discípulos de Jesus descobriram que a benção reside em permanecer nEle, caminhar com Ele, manter intimidade com Ele. Procuram crescer nEle sempre. Crescer na oração, crescer na palavra, crescer na comunhão.

 

Conclusão: Muitas vezes condicionamos a nossa condição de discípulos do Senhor Jesus ao ambiente ou a outras pessoas. Você consegue identificar na sua vida “atitudes”, “posturas”, “falas” que Jesus jamais teria? Você gostaria de ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Quer ser um seguidor integral dEle? Está disposto(a) a reaprender com Ele, obedecê-lo e acertar o que for preciso em sua vida para permanecer nEle e com Ele. Está disposto a receber dEle, somente dEle a cura que você necessita. Vamos começar bem o ano de 2016, permanecer firmes e  terminar muito bem. Vamos ao Senhor se você deseja ser verdadeiro(a) discípulo(a) e vamos orar.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares