Perseverança sempre nos leva a vitória

SERMÃO N° 12 – 23.03.2015 | Tema: Perseverança sempre nos leva a vitória

Quebra-gelo: Perseverança, o que significa isso pra você?

Textos Bíblicos: Êxodo 15.1 a 3 e 13

Introdução: O cântico que acabamos de ler, expressa o sentimento presente no coração do povo de Israel. É na verdade resultado de se ouvir e obedecer à voz de Deus. Moisés canta a força de Deus, a salvação, o livramento, a ação de Deus, a presença do Senhor. O Senhor é Guerreiro, e Senhor é o seu Nome. Ele fez, Ele é fiel. É um cântico que brota após uma grande vitória, a abertura do mar vermelho. No entanto nos desafia a perseverança e nos encoraja a perceber que na perseverança sempre encontraremos vitória. Ele nos faz pensar.

 

I – Precisamos ter clareza de que a presença de Deus não nos isenta de lutas. (Ela é marcada por sinais, milagres, promessas, mas também por lutas). – A saída do Egito foi um grande milagre (muitos atos sobrenaturais). Atreladas aos milagres muitas promessas e atrelado às promessas um propósito (não era apenas um livramento, mas um livramento com propósito); levá-los a Canaã, fazê-los fortes e torná-los testemunhas. Mas tiveram que enfrentar muitas lutas, tanto interiores, como também, exteriores. Assim também é conosco, recebemos milagres, promessas e somos chamados com um propósito, mas inevitavelmente teremos que lutar. A consciência de luta nos auxilia a perseverar. Estamos na presença de Deus e com Ele seremos vitoriosos em todas as nossas batalhas.

II – Precisamos ouvir a voz de Deus e perseverar nela sempre. – O cântico não é fruto do livramento, da vitória momentânea. Ele é fruto do cumprimento da Palavra de Deus. O que Moisés canta é exatamente tudo o que Deus já havia ministrado ao coração dele.  No capítulo 14.13-21 encontraremos um povo assustado e amedrontado sem saber para onde ir. Moisés se levanta e cheio da presença de Deus traz a orientação para que caminhassem. A luta do povo era a luta de Moisés, ouvir e obedecer. Quando ouvimos e nos dispomos a obedecer crescemos em perseverança e sempre teremos uma direção de Deus para nós.

III – Caminhar crendo na intervenção divina. – O que significa isso? Significa que o meu caminhar, a despeito de toda luta ou ameaça, precisa ser compatível com as orientações do Senhor. Precisamos fazer a maneira de Deus e não como achamos que precisa ser feito. No versículo 13 vemos Moisés olhando profeticamente (para frente) e lembrando o povo, vamos caminhar, porque estamos todos debaixo de promessa. A promessa já temos, se caminharmos debaixo da orientação dEle, a visitação de Deus vem, a intervenção de Deus vem. Se está em luta, caminhe crendo nisso, se não está em luta, caminhe crendo nisso. A visitação virá, quando? Eu apenas sei que ela virá, porque aquele que fez a promessa é fiel. (Hebreus 10.36-39)

Conclusão: Moisés saiu do Egito debaixo de milagres, de promessas e propósitos, teve muitas lutas. Caminhou crendo na intervenção divina e o milagre continuou presente em toda a sua existência. Esse desafio é para você, para os seus discípulos, para todos nós. Lembre-se estamos todos debaixo de promessa, caminhemos crendo na intervenção divina, caminhemos debaixo da orientação de Deus, perseveremos nelas e não tenho dúvidas que os mares que se apresentam continuamente diante de nós se abrirão quando necessário ou então passaremos por cima dele porque o Senhor é conosco. Você quer uma vida abençoada?  Não deixe que o seu coração se distancie do Senhor. Vamos orar.



Um Comentário para “Perseverança sempre nos leva a vitória”

  1. Rogério disse:

    Muito bom!

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares