Expectativas: Como mantê-las Vivas e Saudáveis

SERMÃO N° 36 – 08.09.2014 | Tema: “Expectativas: Como mantê-las Vivas e Saudáveis”

Quebra-gelo: Quais são as suas expectativas? Que avaliação você poderia fazer a respeito delas?

Textos Bíblicos: Deuteronômio 11.1-20

Introdução: O texto que lemos é um texto que trata com um povo que está vivendo profundas expectativas e nos ensina como lidar adequadamente com cada uma delas. O povo de Israel estava vivendo a expectativa da nova terra, da terra abençoada, da terra produtiva. Estava vivendo a expectativa de ver a benção cumprida, porém teriam que enfrentar ainda muitas lutas. Muitas batalhas teriam que serem vencidas, muitos inimigos teriam que ser derrotados e aqui, Deus nos oferece as estratégias para vencer e nos apropriarmos da benção. É um texto dirigido para quem tem expectativa. Você tem? Para ver as expectativas sendo alcançadas ou cumpridas é preciso:

1).- Alimentar a memória com a fidelidade de Deus (v 1-7) – Deus afirma aqui que Ele não estava falando com estranhos, com um povo que não entendia o que estava ouvindo, Deus estava falando com pessoas que já haviam experimentado o poder, o amor, o cuidado, o zelo e a mão forte de Deus. Deus na verdade estava dizendo: se vocês esquecerem disso não conseguirão avançar. Quantas coisas Deus já fez por você? Infelizmente somos um povo de memória curta, você lembra o nome do seu bisavô? Esquecemos com facilidade as coisas que Deus já nos fez e por sermos assim não conseguimos avançar, nos perdemos em muitos detalhes. Primeiro desafio, alimente a sua memória com a fidelidade de Deus.

2).- É preciso alimentar-se ou projetar o futuro com as promessas de Deus (v. 8-15). Trazer a memória o que Deus já fez, mas também projetar o futuro pela palavra de Deus. Um dos maiores erros do homem é tentar caminhar pelo seu próprio coração, tentar viver sem a orientação de Deus. O texto nos desafia a não tirar os olhos, a não desviar o coração, a não perder o alvo das coisas que o Senhor fala. Por que? (v.8) a)Para que sejais fortes. b) Para tomar posse da herança, desfrutar da herança. c)Para ter vida prolongada. Muitos se perdem porque não se alimentam com as promessas, alimentam-se com desesperança, com ódio, com ira, com maledicência, com murmurações e comida estragada faz mal, pode levar até a morte. Alimente-se com as promessas de Deus.

3).- Desafios de Deus para quem tem expectativas. a) (v 16) Cuidai do vosso coração para que não se engane e desviando-vos, sirvais a outros deuses. Quantas coisas entram em nosso coração que não são do Senhor. Coisas que nos ferem, nos desanimam e nos fazem recuar. A única palavra que pode trazer vida é a palavra de Deus. Cuide do coração. b) (v.18) Gravai estas minhas Palavras na mente e no coração. Deixe a palavra de Deus te dirigir, não queira outra palavra que não seja a palavra de Deus. A única palavra que só abençoa é a palavra de Deus. Creia nela e ande por ela.

Conclusão: Se você tem expectativas no coração, esta palavra é para você. Deus tem expectativas para com você, então renda-se, deixe que o Senhor te conduza por onde Ele deseja e a benção do Senhor será abundante sobre a sua vida. Coloque todas as suas expectativas na presença de Deus e Ele mesmo satisfará o seu coração. É Ele, somente Ele o abençoador, não se iluda e nem se engane. Vamos orar.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares