Colocando a Casa em Ordem

SERMÃO N° 43 – 27.10.2014 | Tema: Colocando a Casa em Ordem

Quebra-gelo: Você consegue imaginar uma casa em desordem? Num lugar assim coisas que deveriam ser simples se tornam difíceis. Você concorda com isso?

Textos Bíblicos: II Reis 20.1-11

Introdução: Você já imaginou uma casa de cabeça para baixo? Vivemos um período em que a família perdeu sua referência de ser um lar. Tudo ficou ao contrário. Muitos não gostam de ficar em casa. O casamento tem sido desvirtuado. A maternidade foi desvalorizada. Poucos sabem o que é uma família com pai, mãe e filhos. A casa precisa ser colocada em ordem novamente.

O texto de II Reis 20.1-11 o rei Ezequias recebeu esta ordem do Senhor por meio do profeta Isaías para colocar em ordem sua casa. (Foi um tratamento de choque v.1). Talvez este colocar em ordem poderia significar pagar as contas, nomear um sucessor para o trono, dividir a herança, pedir perdão a alguém que tenha ofendido ou diversas outras coisas. Mas na hora que o rei Ezequias ouviu esta notícia do profeta ele não pensou em nada disso, mas virou-se para a parede e orou humildemente ao Senhor. Ele entendeu que precisava primeiro colocar em ordem sua vida espiritual. Ezequias chorou e orou ao Senhor dizendo lembra-te Senhor. Será que teríamos coragem de orar como Ezequias? Como posso organizar a minha casa? Veja comigo:

1)- Acertando as minhas prioridades  – v.3 “…andei diante de ti com fidelidade…” – Ezequias pediu a Deus para se lembrar de que ele Ezequias andou diante de Deus com fidelidade. Ele era fiel a Deus em sua casa. Dedicou sua vida à oração. Sua vida espiritual estava em ordem. Ele foi humilde virando-se para a parede para ter um momento a sós com Deus diante da notícia que recebera. A vida espiritual norteia tudo em nossa vida. Se a família é uma prioridade então precisamos orar em família. A casa é um lugar de descansar, comer e fazer suas coisas pessoais, mas deve também ser um lugar de oração. Não podemos dedicar os melhores lugares da casa para a Tv, para a comida ou lazer e não ter um lugar ou um momento de oração e leitura da Bíblia. Se Deus for se lembrar do que você faz em casa, Ele vai lembrar o quê? Como estão as suas prioridades? O que você tem estabelecido como prioridade na sua família? Coloque sua vida espiritual em ordem.

2) Depois de Deus, pessoas são prioridades – v.3 “…com inteireza de coração…” – Inteireza de coração significa que o coração não estava dividido. Era íntegro diante de Deus e consequentemente diante das pessoas, principalmente os da própria casa. A maneira como nos relacionamos com os outros revelam o estado do nosso coração. Quem é você dentro das quatro paredes? Você tem amado seu próximo mais próximo? Seu coração está inteiro ou dividido? Para saber isso basta analisar as discussões, brigas e momentos de raiva. Se você tem falado palavras duras com quem você deveria amar lembre-se de que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34b). Normalmente sempre acusamos os outros e não nos rendemos. Precisamos ser inteiros diante de Deus.

3) Atitudes eram coerentes com o Senhor – v.3 “…e fiz o que era reto aos teus olhos…” – Preste muita atenção: fiz o que era reto aos teus olhos, e não “aos meus olhos”. As ações de Ezequias glorificavam a Deus, eram retas aos olhos do Senhor. Ele obedecia a Deus. Muitas vezes fazemos o que queremos e achamos correto, mas precisamos aprender a ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor por que “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3). Muitas casas estão divididas, porque cada um luta pela sua própria vontade. Quando todos querem o que Deus quer, há união. Mas se cada um buscar seu próprio interesse a divisão se estabelece. Suas atitudes em casa tem sido coerentes em Deus? E no trabalho? E na Igreja? E…

Conclusão: Uma casa que se move pela direção de Deus sempre terá a porta aberta para receber milagres e cura. “O Senhor disse: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que Eu te curarei…” v.5. Acerte as suas prioridades, Ande diante de Deus, lembre-se: pessoas sempre vêm antes de coisas e tenha atitudes segundo o coração de Deus, o milagre te alcançará. Você quer? Vamos orar.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Desenvolvido por: Fabricio Soares